sábado, 13 de abril de 2013

Sinalização de Segurança

        
        As sinalizações de Segurança nos locais de trabalho visam transmitir informações úteis ou mesmo vitais aos trabalhadores nos interiores e exteriores das empresas. Devem existir formas de aviso e informação rápida, que possam auxiliar os colaboradores a atuar em conformidade com os procedimentos de segurança. Com este objetivo, existe um conjunto de símbolos e sinais especificamente criados para garantir a fácil compreensão dos riscos ou dos procedimentos a cumprir nas diversas situações laborais que podem ocorrer no interior de uma empresa.


O Conjunto mínimo de sinalização que uma edificação deve apresentar é constituído por quatro categorias, de acordo com a sua função: proibição, alerta, orientação e salvamento e equipamentos. Uma boa sinalização deve ser explícita, universal e útil.

Uma simbologia bastante aplicada em vários países, no entanto sem obrigatoriedade, o método do Diamante de Hommel, diferentemente das placas de identificação, não informa qual é a substância química, mas indica todos os riscos envolvendo o produto químico em questão.

O Diamante de Hommel quantifica e qualifica em uma mesma identificação as propriedades do produto químico com relação à saúde, inflamabilidade e reatividade.

O quadro possui quatro cores básicas (azul, vermelha, amarela e branca) sendo preenchido por números de 0 a 4 para determinar a gradação do risco.







DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

IT Nº 20 – Sinalização de Emergência (Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/normas_tecnicas/it_2013/IT_20_2011.pdf)
ABNT NBR 5311:1980 - Código em cores para resistores fixos.
ABNT NBR 6493:1994 - Emprego das cores para identificação de tubulações.
ABNT NBR 6503:1981 - Cores.
ABNT NBR 7195:1995 - Cores para segurança.
ABNT NBR 7485:1994 - Emprego de cores para identificação de tubulações em usinas e refinarias de açúcar e destilarias de álcool.
ABNT NBR 7500:2012 - Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos.
ABNT NBR 7998:1983 - Perfis de aço - Identificação das especificações de aços por cor.
ABNT NBR 8663:2001 - Ascaréis para aplicações elétricas - Ensaios.
ABNT NBR 12176:2010 - Cilindros para gases - Identificação do conteúdo.
ABNT NBR 12964:1993 - Tecnologia de informação – Técnicas criptográficas de dados - Modos de operação de um algoritmo de cifração de blocos padrão.
ABNT NBR 13193:1994 - Emprego de cores para identificação de tubulações de gases industriais.
ABNT NBR 13434-1:2004 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 1: Princípios de projeto.
ABNT NBR 13434-2:2004 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores.

ABNT NBR 13434-3:2005 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico - Parte 3: Requisitos e métodos de ensaio
ABNT NBR 14725-4:2012 - Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente Parte 4: Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ)                      
ABNT NBR 14725-3:2012   Produtos químicos - Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente Parte 3: Rotulagem                       
ABNT NBR 14725-2:2009 Errata 1:2010 Produtos químicos - Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente Parte 2: Sistema de classificação de perigo                                           
ABNT NBR 14725-1:2010 Produtos químicos - Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente Parte 1: Terminologia (Downloads da série FISPQ gratuito após cadastro no link http://www.abntcatalogo.com.br/abiquim/default.aspx).
NFPA 704 - Standard for the identification of the fire hazards of materials for emergency response (Pode-se acessar a versão 2012 no site http://www.nfpa.org/index.asp)
Decreto nº 2.657, de 03/07/98 - Promulga a Convenção no 170 da OIT, relativa à segurança na utilização de produtos químicos no trabalho( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2657.htm).
Decreto nº 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d96044.htm).
Resolução ANTT nº 420, de 12/02/04 - Aprova as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos em substituição à Portaria MTb no 204, de 20/05/97( http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/1420/Resolucao_420.html).

A NR 26 trata também da ROTULAGEM PREVENTIVA, e no seu item 26.2.1 diz que “o produto químico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas.” A definição do que vem a ser uma rotulagem preventiva encontra-se no item 26.2.2.1 da NR 26.


The Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS)


 Guia de Sinalização SESI/SENAI




Sinalização de Alerta
Indicam situações de risco potencial de acordo com o pictograma inserido no sinal. São utilizados em instalação, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, etc.. Têm sua forma triangular, o contorno e pictograma preto e o fundo amarelo.

video


Sinalização de Proibição
Indicam comportamentos proibidos de acordo com o pictograma inserido no sinal. São utilizados em instalação, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, etc.. Têm forma circular, o contorno vermelho, pictograma preto e o fundo branco.


video



Sinalização de Obrigação
Indicam comportamentos obrigatórios de acordo com o pictograma inserido no sinal. São utilizados em instalação, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, etc.. Têm forma circular, fundo azul e pictograma a branco.

                  video


Sinalização de Orientação/Salvamento
Fornecem informações de salvamento de acordo com o pictograma inserido no sinal. São utilizados em instalação, acessos e equipamentos, etc.. Têm forma retângular, fundo verde e pictograma a branco.


                  video



Sinalização de equipamentos
Visa indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio e alarme disponíveis no local.


video




Sinalização complementar
É o conjunto de sinalização composto por faixas de cor ou mensagens complementares à sinalização básica, porém, das quais esta última não é dependente.



video
Sinalização - Prevenção de Acidentes


video
SESI 100% Seguro - Sinalização de Segurança


video
Seu Madruga Falando de Sinalização


“Sucesso é acordar pela manhã, seja você quem for, qualquer que seja o lugar onde você se encontra, se velho ou moço, e pular da cama porque existe algo lá fora que você adora fazer, algo em que você acredita, algo em que você é bom – algo que é maior que você, que você mal pode esperar para lidar com isso novamente”.
Whit Hobbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário